
Atualmente, muito tem se discutido em torno da utilização das novas tecnologias no ambiente escolar como recurso de grande importância para obtenção de resultados positivos em torno da aprendizagem dos discentes. Não se pode deixar as novas tecnologias à parte desse processo, pois estamos diante de dados que comprovam uma crise no nosso sistema educacional, com alunos desmotivados, aulas monótonas, conteúdo sem significado que culminam em um desenvolvimento mínimo das potencialidades do corpo discente.
Estudos demonstram que a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramenta, traz uma enorme contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino. Essa utilização apresenta múltiplas possibilidades que poderão ser realizadas segundo uma determinada concepção de educação que perpassa qualquer atividade escolar. Por que a fonte está diferente?
Com a revolução tecnológica e científica, a sociedade mudou muito nas últimas décadas. Assim a educação não tem somente que adaptar às novas necessidades dessa sociedade do conhecimento como, principalmente, assumir um papel de ponta nesse processo.
Porém, devemos ressaltar que não basta apenas ter acesso a recursos tecnológicos, é necessário que os professores sejam qualificados para que possam utilizar esses recursos da melhor maneira, pois em um mundo que muda rapidamente, o professor deve estar preparado para auxiliar seus alunos a lidarem com inovações, a analisarem situações complexas e inesperadas; “a desenvolverem suas criatividades; a utilizarem outros tipos de ‘racionalidades’: a imaginação criadora, a sensibilidade táctil, visual e auditiva, entre outras”. (Kenski, 2001)
Cysneiros afirma também que:
Apossibilidade de inovação (ou modernização) conservadora de uma determinada atividade, pelo uso da tecnologia. [...] Usos do computador que não mexem qualitativamente com a rotina da escola, do professor e do aluno, além de não explorarem os recursos únicos do computador, aparentam mudanças substantivas, quando na realidade apenas muda-se a aparência.
Percebe-se então que a incorporação das tecnologias no âmbito escolar é uma condição necessária, mas não suficiente, para conquistar uma educação de qualidade. Deste modo se faz indispensável a qualificação do profissional da educação, possibilitando assim ao professor, de forma adequada e consciente associar aos seus métodos de ensino o uso das tecnologias.
Por acreditar que as novas tecnologias podem valorizar o quadro da educação atual, ampliando os conceitos de aula, de espaço e de tempo é que desenvolveremos um estudo sobre este tema.
